Ao contrário de pedras naturais como o Granito, o Mármore e o Limestone, a pedra sintética (conhecida também por pedra composta, pedra artificial ou pedra industrializada) é composta por no mínimo 90% rochas naturais como o quartzo/granito ou mármore.
Utilizam partículas de mármores, granito triturado ou areia de quartzo misturados a agentes aglutinantes (por exemplo, resina de poliéster).
Há mais ou menos duas décadas, começaram a surgir no mercado às primeiras pias de cozinha, produzidas com um material conhecido como “Mármore Sintético’’, com propriedades superiores às do mármore natural.
processo de fabricação - VÍDEO
Produzida a partir de resinas poliésteres insaturada e cargas minerais. A beleza das peças e os desenhos atraentes, foram pontos importantes para a rápida aceitação do mercado a cuba fazendo parte integrante da peça e a resistência a produtos utilizados nas cozinhas, foram os complementos exatos do desempenho das pias de mármore sintético. Com o sucesso das pias, era de se esperar que outros produtos viessem a ser produzidos com o mármore sintético como os tanques de lavar roupa, tipos simples ou duplos, mais profundos ou mais rasos, redondos ou tradicional, acrescentando cores e caracteres como superfície lisa e não porosa e a inércia à ação de sabões e detergente. Os banheiros e lavabos ganharam também um novo elemento de utilidade e decoração, podendo ser produzidos em qualquer formato ou dimensão, tonalidade e desenho com resistência a produtos quimicamente agressivos, graças ao gelcoat isoftálico incolor com NPG.